Desenvolvimento na primeira infância: uma das chaves para superar a vulnerabilidade à pobreza

Já é de largo conhecimento científico que a primeira infância é um período crítico para o desenvolvimento cognitivo, social e psicológico, e, devido à falta de estímulos durante essa fase da vida, muitos adultos não atingem seu potencial. O Caderno de Estudos Desenvolvimento Social em Debate n° 28 (SAGI/ MDS, 2017), apresenta estudos e evidências obtidas por meio de estudos e programas nacionais e internacionais que atestam a absoluta necessidade de se investir em programas e políticas para o desenvolvimento na primeira infância, a fim de superar ciclos intergeracionais de vulnerabilidade à pobreza.
Assim, para entender melhor a situação desta realidade e fortalecer as políticas públicas, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) contratou a JSB para realizar um Diagnóstico qualitativo e quantitativo sobre a população de crianças de 0 a 6 anos de idade e suas famílias, inscritas no CadÚnico, bem como as beneficiárias do Programa Bolsa Família.
Neste projeto, a JSB desenvolveu Índice de Vulnerabilidade Infantil, a partir da análise de mais de 5.000 indicadores. Além disso, foi ao campo e conversou com os jovens em 12 cidades de pequeno, médio e grande porte nas 5 regiões brasileiras, por meio de 25 rodas de conversa e 20 entrevistas com especialistas.
Os temas investigados foram Educação; Saúde e Bem-Estar; Trabalho, Emprego e Renda; Indicadores Socioambientais e de Acesso a Serviços, Direitos Humanos, além de Dados Relevantes sobre Populações Tradicionais e Específicas.