O Criança Esperança e o impacto na educação dos jovens
Para crianças e jovens de baixa renda, o sistema formal de ensino não é o suficiente. É necessário algo a mais para que a oferta de oportunidades seja expandida, o tempo ocioso seja preenchido e crianças e adolescentes tenham seus direitos atendidos. Este é o propósito de diversos projetos sociais do Criança Esperança, que investe na educação de crianças e adolescentes.
Para medir o peso que essas ações tiveram na vida dos participantes dos projetos sociais, a JS Brasil foi chamada para mensurar os impactos de 30 iniciativas do Criança Esperança.
Os resultados obtidos pela análise de 420 indicadores mostraram que 3.244 jovens participantes das iniciativas tiverem mudanças expressivas em suas vidas após ingressarem nos projetos. O estudo feito pela JS Brasil constatou também que apenas 8% dos jovens evadiram dos projetos.
Ainda foram feitas 150 entrevistas com partes interessadas do programa sobre suas percepções sobre os impactos do Criança Esperança, expectativas sobre o futuro e diferenças comparativas sobre o antes e o depois do programa.
Uma das conclusões da pesquisa foi a respeito do retorno sobre o investimento do Criança Esperança. Para promover as mudanças significativas na vida desses jovens o projeto faz um investimento de R$194,23 por participante. Um investimento tão baixo frente ao retorno que promove é resultado de uma aplicação eficaz dos recursos arrecadados.
Foto e fonte: Jornal O Globo