Pesquisa ajuda o Ministério do Desenvolvimento Social a aprimorar políticas públicas para jovens
Os adolescentes e jovens entre 12 e 29 anos compõem aproximadamente 20% da população brasileira. Uma faixa etária significativa que carece de políticas públicas eficientes nas áreas da educação, saúde, lazer, formação profissional, emprego e renda, especialmente para aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social e econômica.
Para desenvolver políticas públicas condizentes com a necessidade desse grupo o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) contratou a JSB para realizar um diagnóstico qualitativo e quantitativo sobre a população de adolescentes e jovens inscrita no CadÚnico, beneficiária do Programa Bolsa Família.
Nesse projeto, a JSB desenvolveu o Índice de Desenvolvimento de Adolescentes e Jovens a partir da análise de cerca de 5.000 indicadores. Além disso, foi a campo e conversou com os jovens em 10 cidades de pequeno, médio e grande porte nas 5 regiões brasileiras, por meio de 25 rodas de conversa e 15 entrevistas com especialistas. Toda a pesquisa foi desenvolvida para munir de dados o MDS, que poderá desenvolver políticas públicas para o segmento com máxima precisão e eficiência.